Clínica ChaconClínica Chacon
Tipos de perda auditiva: conheça as causas, sintomas e soluções

Hoje, abordaremos um tema importante para a saúde auditiva: os diferentes tipos de perda auditiva. Entender as causas e sintomas associados a cada um deles é fundamental para buscar a solução adequada.

Perda Auditiva Condutiva

A perda auditiva condutiva ocorre quando há um problema na condução do som até o ouvido interno. Suas causas podem incluir bloqueio do canal auditivo por cera, malformação no nascimento, crescimento de pele ou cisto, infecções no ouvido médio, perfuração do tímpano ou problemas nos ossículos do ouvido médio.

Os sintomas mais comuns incluem diminuição da audição, sensação de ouvido tampado e dificuldade em ouvir sons suaves ou distantes. O tratamento dependerá da causa específica e pode variar desde a remoção de cera até a intervenção cirúrgica, se necessário, incluindo aparelhos auditivos.

Perda Auditiva Neurossensorial

A perda auditiva neurossensorial é caracterizada por danos no nervo auditivo ou nas vias auditivas do cérebro. Suas causas podem ser congênitas, hereditárias, resultantes de lesões, exposição a ruídos intensos ou doenças como a doença de Ménière, consequências do envelhecimento, ferimentos na cabeça e outras.

Os sintomas incluem dificuldade em entender a fala, zumbido nos ouvidos, sensação de ouvido cheio e problemas de equilíbrio. O tratamento pode envolver o uso de aparelhos auditivos, terapia de reabilitação auditiva e medidas para controlar os sintomas associados.

Perda Auditiva Mista

A perda auditiva mista ocorre quando há uma combinação de perda auditiva condutiva e neurossensorial. Os sintomas podem variar dependendo da proporção de cada tipo de perda auditiva presente. O tratamento pode envolver uma combinação de medidas, como remoção de cera, medicamentos, cirurgia e o uso de aparelhos auditivos.

A perda auditiva pode ter diferentes causas e sintomas, mas todas elas podem afetar significativamente a qualidade de vida das pessoas. É fundamental procurar ajuda especializada ao identificar qualquer sinal de perda auditiva.

A CHACON está preparada para oferecer as melhores soluções para cada caso. Não deixe que a perda auditiva limite sua vida social, profissional ou emocional. Agende o seu horário!